Análise de outros projectos: áreas convergentes

Após uma breve passagem por blogs com o mesmo objectivo que este (apresentar e acompanhar os projectos de dissertação dos alunos de MCMM 2009/2011), pude perceber que três dos projectos a desenvolver este ano têm algo em comum com o tema da auto-apresentação on-line.

 

No entanto, os temas trabalhados são muito divergentes e, tendo em conta o teor teórico e a especificidade deste projecto de dissertação, as áreas em que o mesmo converge com as temáticas que mencionarei de seguida são muito vagas. Para além disso, esta análise passou por ler, numa primeira fase, a informação publicada no blog, visitando a wiki caso se justificasse. É, assim, possível que mais algum dos projectos tenha algo em comum com este projecto de dissertação, que me encontro a desenvolver.

 

- Portefólios Digitais no SAPO Campus (Alexandre Neves)

 

Nota: Uma das possibilidades de título mencionadas pelo Alexandre no seu blog sugere esta convergêncoa: "Representação do eu digital em contexto académico". Para além disso, o portefólio online acaba por ser uma forma de auto-apresentação profissional do indíviduo.

 

- O consumo dos media e dos bens culturais na construção da consciência europeia dos jovens portugueses (Carlos Reis)

 

Nota: Este projecto não esta tão directamente relacionado com a tema da auto-apresentação como o anterior. No entanto, um dos meios em análise é a Internet, sendo um dos objectivos perceber a influência das recentes redes sociais na construção da consciência europeia dos jovens portugueses. Nesse sentido, torna-se interessante para o meu projecto de dissertação perceber a influência do contexto on-line na construção de uma identidade/consciência comum (dicotomia on-line / off-line).

 

- Dinâmicas de Jogo na Web Social (Tim Koch-Grunberg)

 

Nota: Ao visualizar a wiki do Tim percebi que dois dos conceitos associados ao seu projecto de dissertação é o eu on-line e a psicologia social. Estes são dois conceitos que temos em comum, daí que os nossos trabalhos possam convergir de alguma forma. No entanto, confesso que só irei perceber e esclarecer esta convergência durante o desenvolvimento do projecto do Tim. Estou curiosa! ;)

publicado por filipa-jorge às 13:46 | comentar