Apresentação e primeiros passos

Este blog foi criado no âmbito das cadeiras de Projecto de Dissertação e Seminário do 1º semestre do 2º ano do Mestrado em Comunicação Multimédia. Nele serão reportados os passos do projecto de dissertação sobre a temática da apresentação do eu nas plataformas de comunicação online. Para além disso, este será um espaço útil para a minha própria gestão e organização da investigação. Será feito um esforço para que aqui constem resumos e informações básicas sobre a bibliografia que for tida em conta durante o desenvolvimento do projecto.

 

Este projecto de investigação terá como principal base teórica a teoria dramatúrfica de Goffman (1959. Goffman parte do pressuposto que a vida é um cenário (palco) onde há actores e público. O actor apresenta um “eu” para definir uma situação de maneira que o permita ganhar algum controle sobre as impressões dos demais.O objectivo deste projecto de dissertação é enquadrar as bases teóricas de Goffman na realidade das plataformas de comunicação online. As especificidades do tema ainda não foram completamente esclarecidas.

 

O objectivo prático é, pois, o seguinte: "Recorrendo a uma amostra de perfis de indivíduos (mantidos anónimos) disponíveis publicamente em diversas plataformas de redes sociais (ex. Linkedin, Facebook, etc), bem como aos seus espaços de interacção em outras plataformas de comunicação on-line (ex. Blog) pretende-se estudar e comparar as diversas apresentações do eu" (Maria João Antunes).

 

Após uma breve reunião com a orientadora deste projecto de dissertação, Maria João Antunes, encontro-me numa primeira fase de exploração, sendo que ainda durante esta semana conto com os primeiros resultados no que toca à questão de investigação e às hipóteses. Esta é, também, uma fase de pesquisa. Neste momento, encontro-me a ler e a analisar os seguintes artigos e livros:

 

 - Goffman, E. (1989). A Representação Do Eu Na Vida Cotidiana (M. C. S. Raposo, Trans. 4ª ed.). Petrópolis: Editora Vozes.

 - Siibak, A. (2010). Constructing the Self through the Photo selection - Visual Impression Management on Social Networking Websites. Cyberpsychology: Journal of Psychosocial Research on Cyberspace, 10.

- Zarghooni, S. (2007). A Study of Self-Presentation in Light of Facebook. 24.

publicado por filipa-jorge às 20:19 | comentar