"(Not) gonna do's, perhaps I'll do, don't have clue": o Ponto da Situação

O tema “A apresentação do eu nas plataformas de comunicação on-line” suscitou o meu interesse devido à sua directa relação com o estudo em psicologia social, área pela qual sempre me interessei. Penso ser curioso estudar a forma como o indivíduo estuda a sua apresentação ao outro e à sociedade. Para além disso, tenho um interesse constante em estudar as plataformas de comunicação on-line e, mais especificamente, as redes sociais. Por fim, ao ler o título do tema e ao informar-me sobre os objectivos mais concretos deste projecto de dissertação, acabei por identificar-me com esta área de estudo. É curioso estudar uma temática em que me consiga rever, assim como aos grupos em que me insiro.

 

O objectivo deste projecto de dissertação é perceber de que forma os indivíduos se apresentam e gerem a impressão que pretendem dar de si ao outro em plataformas de comunicação on-line. Parte-se para o desenvolvimento do projecto como uma base teórica essencial: a teoria dramatúrgica de Erving Goffman. Pretende-se, pois, perceber de que forma esta teoria (e outras que pareçam relevantes) se insere no contexto on-line e que especificidades a apresentação do eu em plataformas de comunicação on-line podem acrescentar à teoria criada em 1959 pelo autor. Tendo este objectivo em mente:

 

Gonna do: Enquadrar, de alguma forma (que ainda não está clara nos meus objectivos), o formato audiovisual  na perspectiva a abordar; Análise de perfis de utilizadores registados em plataformas de comunicação on-line.

Not gonna do: Ser pouco ambiciosa - o objectivo é acrescentar algo de novo e inexplorado à investigação nesta área do conhecimento.

Perhaps I'll do:   Basear o meu estudo principalmente na utilização de imagem e vídeo para a auto-apresentação em plataformas de comunicação on-line; Contacto directo com os utilizadores, como por exemplo através da realização de questionários ou entrevistas (pretende-se analisar perfis de utilizadores – anonimamente).

Don't have a clue:  Escolha ou não de um caso de estudo especifico de estudo (como por exemplo, Facebook)? Que perspectiva utilizar? (a perspectiva da utilização do vídeo parece ser a menos abordada, tendo em conta uma primeira análise dos estudos já realizados).

 

Hipóteses para títulos:

- O individuo on-line: quais as especificidades da apresentação do eu na Web

- O vídeo e a apresentação do eu em plataformas de comunicação on-line

- A auto-apresentação em formato audiovisual: características e especificidades do on-line

publicado por filipa-jorge às 14:29 | comentar