Actividade: How B|P Researched Spore

Problema:

 

Testar o jogo Spore da EA Video Games.

 

Metodologia utilizada normalmente:

 

A metodologia típica utilizada para a realização de testes recorre a "focus groups". Porquê? Para responsabilizar os investigadores, certificando-se a empresa que os contrata de que eles trabalham; pela sua facilidade na aplicação e pelo facto de funcionar ... razoavelmente bem.

 

Problemas da metodologia tradicional:

 

A metodologia tradicional poderá condicionar as respostas dos utilizadores, que não se sentirão confortáveis e que estarão condicionados pelo ambiente artificial em que se encontram. Para além disso, o "focus group" poderá ser constituído por indivíduos que não utilizam habitualmente o produto.

 

Nova abordagem metodológica:

 

A nova abordagem metodológica é caracterizada por realizar testes em ambientes naturais (ecosistemas tecnológicos), dar tempo suficiente aos utilizadores, testar o produto com utilizadores reais (que realmente o utilizam) e ter um script flexível, que se adequa à vontade do utilizador de fornecer informações.

 

Na recolha de dados foram utilizadas as seguintes técnicas/metodologias:

 

- SNERD - Simulated Native Environment Research Division: utlização de um ambiente similar a um ambiente natural: secretária, cadeira, PC, sem a presença de outros participantes, investigadores ou observadores que possam distrair o utilizador no seu ambiente natural. O objectivo foi, pois, o de deixar os utilizadores confortáveis para dizer e fazer o que quisessem, o que não seria possível com o recurso a um "focus groups".

 

Os utilizadores tinham de jogar durante seis horas durante duas noite, sem indicações explicitas. Apenas uma indicação foi dada: teriam de pensar em voz alta enquanto jogavam. Foi utilizado o software TeamSpeak para monitorizar o que os utilizadores diziam e ocasionalmente eram feitas perguntas. Os investigadores estavam numa sala separada. Foram testados 59 utilizadores, num total de 393 horas de jogo individual.

 

- PENS - Player Experience of Need Satisfaction: métrica utilizada para analisar questionários, que tinham a particularidade de ser administrados com o recurso a ecrãs tácteis em vez da caneta e papel convencionais. Para além disso, o questionário tinha uma duração máxima de 2 minutos, sendo que os utilizadores tinham a possibilidade de parar o questionário quando bem entendessem.

 

- Problemas encontrados com a nova metodologia: pouco tempo para visualizar os múltiplos meios utilizados para monitorizar os utilizadores (áudio, vídeo, etc...) e tirar notas ao mesmo tempo.


Resultados:

 

Pois ... Isso agora! ...

 


Fontes:

 

- How B|P Researched Spore

 

- Stop Bullshit Research in Five Easy Steps

 

- The Official Spore and Spore Creature Creator Site

publicado por filipa-jorge às 20:46 | comentar